«Hoje, a escola é um espaço central das referências valorativas da cultura e da sociedade e tem por tarefa principal a formação da pessoa na sua totalidade e a plena maturidade das suas potencialidades» (...) a “opção” pela aula de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) integra-se bem no «plano curricular de estudos do Ensino Básico e Secundário» e promove o “desenvolvimento intregal dos jovens”.
«O objecto da EMRC é a totalidade da realidade, como campo do agir humano. Pretende dar sentido às experiências quotidianas da vida»
«A Educação Moral e Religiosa Católica, nas escolas, é uma questão de suma importância para cada aluno, para as famílias e para a sociedade, porque a educação integral do ser humano não pode deixar de lado a dimensão religiosa e moral, porque faz parte da pessoa e da sua plena dignidade. A dimensão transcendente conduz a pessoa ao mais profundo de si mesma. A busca de liberdade, a procura de sentido, levam a contemplar os valores religiosos, para satisfazer plenamente a realização do ser humano»
«A EMRC visa proporcionar ao aluno as condições necessárias para que, de uma observação cristã da realidade, possa fazer a sua estruturação ética, segundo valores, atitudes e comportamentos verdadeiramente significativos»; e «vai muito mais além do ensino-aprendizagem», isto é, «cria espaços para o debate contínuo entre professores, famílias, alunos e auxiliares de educação. A comunidade educativa é um pólo de dinamismo cultural.»
Fonte Jornal da Madeira
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