quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Arões...paragem obrigatória


«Paragem obrigatória em Fafe é a freguesia de Arões S. Romão, terra onde se ergue com simplicidade tocante e desde a centúria de trezentos o único Monumento Nacional do Concelho, ou seja, a sua Igreja Românica.
Sagrado em 1237, este templo não foge ao desenho que se conhece de outros similares arquitectónicos do Norte do País. (...) Porque terá Arões sido distinguida entre outras vizinhas aldeias?

Talvez o traço mais visível da paisagem ajude: Arões situa-se num vale formoso, solarengo, fértil. (...)
Quem por cá passa render-se-á à beleza quase nostálgica da Matriz, enquanto tagarele com as gentes de Arões, conheça a sua doçaria tradicional (onde pontificam as cavacas e o pão-de-ló) e deguste o vinho verde das suas quintas, cujo apuro é hoje uma bandeira nos concursos vinícolas internacionais.

Elogiosas, porém merecidas, são por isso as palavras de José Saramago em Viagem a Portugal: “Poucos quilómetros adiante de Guimarães é Arões. Lástima tem o viajante de que uma linha de palavras não seja uma corrente de imagens, de luzes, de sons, de que entre elas não circule o vento, que sobre elas não chora, e de que por exemplo, seja impossível esperar que nasça uma flor do O da palavra flor. Vem isto tão a propósito de Arões como de qualquer lugar, mas como a paisagem é esta beleza, como a Igreja Matriz é este românico, tem o viajante este desabafo”.»
Autoria: João Ricardo Lopes

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Grupo de Jovens Vila de Arões além fronteiras...

Foi no ano passado, mais propriamente, em Setembro de 2008 que o Grupo de Jovens Vila de Arões viajou até Espanha - Santiago de Compostela. Com o apoio da Junta de Freguesia, fomos conhecer a beleza e as tradições, que fazem desta cidade espanhola um centro de atracção turística.
O dia terminou, com a participação de uma Eucaristia realizada numa das Igrejas da zona.


domingo, 8 de novembro de 2009

Visita a Esposende

Dois dias cheios de alegria, animação, amizade e acima de tudo, dois dias que retrataram, resumidamente, o espírito que se passeia por entre este grupo, que se encontra unido à 3 anos. Um grupo, que passados estes anos se encontra repleto de histórias para contar e para recordar! Parabéns a todos os elementos que fazem deste grupo o melhor grupo de jovens de sempre!